Pernambuco Nação Cultural

Notícias

28.06.2012 - 11h23

Traga o seu vídeo!

Cine Chinelo NoPE recebe produções audiovisuais e shows na mostra que acontece no dias 29 e 30/6

Divulgação

Descrição da imagem

Mostra acontece na rua

Promover a difusão de vídeos e curtas-metragens de realizadores profissionais e amadores. Eis um dos principais objetivos do Cine Chinelo NoPE, mostra de vídeos independentes, ao ar livre e sem curadoria, que acontece sexta-feira (29/6) e sábado (30/6), a partir das 20h30, na Rua da Alfândega, no Bairro do Recife. A iniciativa conta atualmente com apoio do Funcultura.

A programação gira em torno da sessão de cinema de rua, denominada Caldo de Cana, que dura 150 minutos e busca ampliar o acesso do público às produções audiovisuais pernambucanas inéditas e já exibidas. Qualquer um que deseje pode exibir vídeos de curta duração na tela do Cine Chinelo NoPE.

As inscrições de vídeos para exibição são gratuitas. Para realizá-las, basta entregar o material, em formato de DVD, com duração máxima de 20 minutos, no local e nos dias do evento, das 18h às 20h, em frente ao Bar do João, na Rua da Moeda, Bairro do Recife.

Segundo Gê Carvalho, coordenador geral do Cine Chinelo NoPE, a proposta é buscar democratizar os espaços do audiovisual. “Todos os participantes terão a mesma tela, o mesmo som e a mesma oferta de público para exibir suas imagens. Basta se inscrever”, afirma.

Carvalho conta que a ideia de criar o Cine Chinelo NoPE veio de uma exibição de filmes, entre amigos, que ele realizou na garagem do seu prédio, em Barra de Jangada. Devido ao grande número de pessoas que compareceu ao local, surgiu a vontade de criar um festival de vídeo independente. O nome foi inspirado nos calçados da maioria dos amigos que compareceram à sua garagem: chinelos.

Oito anos se passaram e, nesta 12ª edição, o festival traz algumas novidades: terá transmissão ao vivo pela internet no site do evento (www.cinechinelonope.com.br) e participação do Júri da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC), que concederá o Prêmio Cineclubista – Melhor Filme para Reflexão. Vale ressaltar que a política do Cine Chinelo NoPE é dar chance a todos, por esse motivo não se tem curadoria. Basta se inscrever para expor seus filmes.


Shows
Após a sessão Caldo de Cana, o Cine Chinelo NoPE será palco de apresentações musicais. Na sexta-feira (29/6), o festival tem como atração as bandas Coletivo Instrumental Olindense e Malícia Champion, o novo projeto de Alexandre Urêa, também integrante da Banda Eddie. No sábado (30/6), o evento recebe Pernalonga Além da Visão, a banda de um homem só, comandando vocal, bateria e guitarra. Fazendo sua despedida da terra natal, já que está indo morar em São Paulo, Lucas e a Orquestra dos Prazeres faz um som bem peculiar, com instrumentos contemporâneos e de terreiro, fechando a noite do sábado.

Toda a programação é aberta ao público.

Conteúdo sob Licença Creative Commons