Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » UNIÃO DE CINECLUBES LANÇA 29a JORNADA NACIONAL E BOX DE DVDs

Textos

UNIÃO DE CINECLUBES LANÇA 29a JORNADA NACIONAL E BOX DE DVDs

A distribuidora cineclubista Mar Digital lança hoje, sábado (20), a partir das 16h, o box “Terra”, composto por 8 DVDs. No mesmo dia, também será lançado o site da 29a Jornada Nacional de Cineclubes. O lançamento contará com a presença da Senadora Lídice da Mata, do Deputado Estadual Rosemberg Pinto, do secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto, da assessora de Relações Institucionais da Secretaria de Cultura da Bahia, Fátima Froes e do representante da área de Cinema do SESC, Roque Fernando Ribeiro.

O BOX “Terra” é a primeira iniciativa da distribuidora Mar Digital. Em setembro, a rede de cineclubista da Bahia exibiu os filmes da coleção, realizados por diretores experientes como Sílvio Tendler, Pola Ribeiro e Rosemberg Cariry, por novos diretores premiados, como Adler Kibe Paz, além de coletivos como os documentários “A Rede” e “Fronteiras Abertas”. Para 2013, a Mar Digital pretende lançar novo conjunto de filmes com a temática Diversidade.

O cineclubismo, hoje, é uma das ferramentas mais acessíveis para integrar o brasileiro à sua cultura, fazendo-o participe como espectador de si próprio e estimulando-o a mergulhar em suas raízes e imaginário. A ação cineclubista propõe o debate e a criação de novas formas de se ver e (re)criar sua imagem, suas estórias, gerando um fluxo entre comunicação, educação, entretenimento e um real ato de integração cidadã - permeada do complexo universo sociopolítico-econômico, em que ele passa de ser espectador para se tornar um ator/agente.

Segundo a MUNIC 2006/IBGE, apenas 8,7% dos municípios brasileiros possuem cinema. Com a quantidade reduzida de obras brasileiras na TV, a maioria dos filmes nacionais permanecem inéditos para população. Gleciara Ramos, representante da UCC-BA afirma que “somente 0,8% dos brasileiros vêm filmes brasileiros. Audiovisual é a cultura da modernidade, é o grande espelho de um povo”.

O Conselho Nacional de Cineclubes possui 464 entidades filiadas, destas 87 são na Bahia, representadas pela UCCBA. O número de cineclubes ainda é maior. A distribuição geográfica, em locais e comunidades onde não há cinema, eleva a importância dos cineclubes na democratização da cultura e distribuição dos filmes brasileiros. “A Jornada Nacional de Cineclubes pretende fortalecer o movimento no Brasil e na Bahia, com iniciativas como o lançamento do BOX Terra, para distribuir filmes brasileiros por meio dos cineclubes, levando a produção nacional ao público brasileiro”, comenta Gleciara Ramos.

Jornada Nacional de Cineclubes

“NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS O CINEMA É DO PÚBLICO” é o tema da 29a Jornada, que acontecerá no primeiro semestre de 2013 na Bahia e abrigará o VII Encontro Iberoamericano de Cineclubes da Federação Internacional de Cineclubes (FICC). A iniciativa é da União de Cineclubes da Bahia (UCCBA), do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), em parceria com a Universidade da Reconstrução Ancestral e Amorosa (UNIRAAM). As Jornadas Nacionais de Cineclubes vêm sendo realizadas há mais de 50 anos. Pela segunda vez, o evento acontece em Salvador.

A Primeira Jornada dos Cineclubes Brasileiros é realizada em 1959 na sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A Jornada Nacional de Cineclubes, desde então, se propôs de acontecer anualmente, quando possível, sempre em diferentes cidades e regiões do País.

Estes encontros aconteceram regularmente até 1989, com a 23ª Jornada, em Vitória-ES. Após 14 anos de desarticulação, ressurge com força no cenário cultural brasileiro o movimento cineclubista, em sua Jornada de Reorganização, em Brasília-DF. Em 2004, o Movimento Cineclubista Brasileiro retomou sua organização e definiu como meta a reorganização do CONSELHO NACIONAL DE CINECLUBES – CNC. Esta ação ocorreu na 25ª Jornada Nacional de Cineclubes ocorrida no mês de dezembro, na cidade de São Paulo.

Na 26ª Jornada, ocorrida em julho de 2006, em Santa Maria-RS foi eleita uma nova diretoria,para o biênio 2006/2008, que se avançou no trabalho de organização jurídico-institucional da entidade e implementação de um programa para recuperar o espaço cineclubista e consolidar uma rede cineclubista nacional.

Durante todo este processo, tem sido marcante o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, bem como dos realizadores brasileiros, individualmente e através de entidades representativas como a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta- Metragistas – ABDeC; o Congresso Brasileiro de Cinema – CBC; e a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural – CBDC.

Ao longo deste período, paralelo ao intenso trabalho de articulação e organização interna do movimento no país e da retomada de seu relacionamento com o Cinema Nacional, foram reatadas as conexões com o movimento cineclubista internacional através da retomada da participação do CNC na FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CINECLUBES (FICC), onde o Brasil já teve assento, na década de 1980.

A 27ª Jornada, ocorrida em novembro de 2008 em Belo Horizonte-MG, reuniu cerca de 200 cineclubes de 23 estados brasileiros. Na 28ª Jornada, realizada em 2010, em Moreno-PE, com cerca de 300 cineclubes, se elegeu a atual diretoria do CNC e a Bahia foi escolhida para sediar a próxima Jornada.

Serviço:

Lançamento da 29a Jornada Nacional de Cineclubes e do BOX Terra
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal. Rua do Açouguinho, 1 - Pelourinho, Salvador – BA.
Data: 20/10/2012, sábado
Hora: A partir das 16h
Preço: Grátis
Visualizações: 1.704
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo