Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Encontros Regionais 2011

Textos

Encontros Regionais 2011

Durante os meses de fevereiro e março de 2011 foram realizados pelo Pontão de OConvivência e Cultura de Paz, os Encontros Regionais de Políticas de Convivência e Paz nos estados da Bahia, Pará e Paraná.

Os Encontros Regionais pretenderam favorecer, simultaneamente, a formação de Ponteir@s Multiplicadores em Educação Cultural para a Convivência e Cultura de Paz que se sustentam em três dimensões da cultura de Paz: Paz Individual, Paz Sociocultural e Paz Ambiental, que fazem ligação com as ações dos Pontos de Cultura e a sua experiência viva no território. A dimensão da cidadania e desenvolvimento culturais nas proposições para as políticas públicas nortearam a ação prática dos grupos participantes para definição de propostas a serem divulgadas e articuladas no cenário cultural brasileiro. Durante os Encontros trabalhamos os conceitos e valores de: convivência e cultura de paz, diversidade e interculturalidade, cidadania cultural, sustentabilidade, territórios culturais, tecnologias de comunicação (auscultas socioculturais, audiovisuais, cineclube, mídia livre, etc) mapeamento sociocultural, artemetodologia das auscultas socioculturais, valores de desenvolvimento humano, formação de redes, políticas públicas, poéticas da cultura (\"desenvolver-se com arte\").

Bahia – Salvador: O Encontro foi realizado nos dia 19 e 20 de fevereiro de 2011, no Teatro Espaço Xisto/ Biblioteca Pública dos Barris - Salavdor, localizado na Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador – BA. Foi um espaço de troca de saberes, no qual objetivamos potencializar o conhecimento d@s ponteir@s sobre as principais políticas públicas culturais nacionais e local, além de formar Multiplicadores em Cidadania Cultural para a Convivência e Cultura de Paz. Com a participação de 67 pessoas vindas de diversas cidades da Bahia. Cultura Viva, diversidade, pluralidade e ações para a não violência sendo multiplicadas nos pontos de cultura, fomentadas durante o encontro e firmadas na rede de pontos da Bahia. Além de missão é ação contínua!

Belém do Pará: O Encontro Regional de Políticas de Convivência e Cultura de Paz realizado em Belém do Pará, de 25 a 27 de feveriro de 2011, reuniu um grupo diverso, representativo e de liderança em movimentos sociais, culturais, pontos de cultura e governo local. é possíveldizer que a construção da cultura da não violência como cultura se deu de forma ampla, respeitosa e com a criticidade necessária para avançarmos no desafio das políticas públicas de cultura de paz. Muitas propostas foram levantadas para serem discutidas durante a continuidade do encontro, na reunião da Comissão Paraense. A beleza local dos povos da floresta e a firmeza nas ações compartilhadas foram o ponto forte do encontro... construir cidadania cultural com poesia e coerência foi o legado desta ação.

Curitiba – Paraná: O encontro foi de difícil articulação e mobilização, contudo, a pessoas que participaram estavam totalmente comprometidas com a proposta, entre elas um grupo de Paranaguá do PC de Cultura Ciranda, que desenvolvem o trabalho do Navegando nos Direitos que visam a prevenção e a garantia dos direitos de crianças e adolescentes contra a exploração sexual. Também um representantes da Aldeia da Paz e Soylocoporti. O encontro se modelou de uma forma pautada nos direitos a comunicação, a convivência se fez na diversidade e pluralidade dos ideais, práticas culturais e propostas apresentadas. O passeio ao Museu da Ciência no Parque da Ciência Newton Freire foi guiado pelo professor Sergio Faria (irmão de Hamilton Faria) e proporcionou uma vivência espetacular com os elementos trazidos pela ciência e a cultura de paz numa abordagem da ocupação dos territórios, ausculta sociocultural ampliada para o ambiente, descobrimento e informações compartilhadas e preservação da terra, do planeta, da água... Foi um aprendizado e tanto.

Documentos anexados

Visualizações: 999
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Esse conteúdo foi criado e postado por:
Autorizado por:

Pontão de Convivência e Cultua de Paz em 30.03.2011 às 11h43

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo