Pernambuco Nação Cultural

Notícias

06.07.2012 - 10h31

Seminário PernambucHolanda – Diálogos Museais acontece nesta segunda-feira (9/7) no Mepe

Evento discute as experiências da parceria entre Secult/Fundarpe e o Tropen Museum Amsterdan firmada no início do ano para mostrar a riqueza cultural pernambucana na Holanda

Ricardo Moura

Descrição da imagem

A Secretaria de Cultura (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizam na próxima segunda-feira (9/7) o Seminário PernambucHolanda - Diálogos Museais. No encontro, serão apresentadas e debatidas as experiências obtidas através do acordo de cooperação técnica firmada entre o Tropen Museum Amsterdan e a Fundarpe. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, das 9h às 12h.

Participam do encontro o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; o diretor do Tropen Museum Amsterdan, Peter Verdaasdonk; a diretora do Tropen Museum Amsterdan, Marielle Pals; a vice-presidente do Fórum Pernambucano de Museus, Regina Batista; e o diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da Fundarpe, Célio Pontes.

Parceria
A partir deste ano, o museu holandês Tropen Museum Junior, que desenvolve atividades voltadas para o público infantil, abrirá as portas para expor a riqueza da cultura pernambucana. Desde 1975, o espaço de Amsterdã trabalha com visitantes entre 6 e 13 anos. Desta vez, eles vão ter acesso a uma mostra sobre a cultura do estado, a exposição "MIxMax Brasil", que ficará cerca de três anos em cartaz no local - de outubro de 2012 a março de 2015. A novidade chega através do convênio assinado entre o Governo de Estado, por meio da Fundarpe, e o Royal Tropical Institute, responsável pelo museu.

Para acompanhar o processo de concepção e montagem da exposição, a comitiva, formada pelo presidente da Fundarpe Severino Pessoa, Roberto Lessa (diretor de promoção da Economia Criativa da AD-Diper) e Patrícia Lessa, esteve em Amsterdã, no início do ano, para participar de reuniões com os parceiros. O objetivo foi discutir com a equipe do museu aspectos técnicos e culturais do roteiro da exposição.

De acordo com Severino Pessoa, uma das importantes contribuições deste convênio é possibilitar tanto ao público espontâneo quanto ao de visitas agendadas o contato com a cultura pernambucana. O presidente da Fundarpe acrescenta que para os grupos escolares a atenção é especial: "Eles receberão orientações sobre nossa cultura antes das visitas aos museus, através de aulas com duração entre quatro e cinco horas que os prepara para a visita interativa que farão no espaço".

Programação do seminário:

9h – Abertura
"Ações e perspectivas de intercâmbios" (Severino Pessoa, presidente da Fundarpe)
09h15 – "Museu etnográfico em novos tempos" (Peter Verdaasdonk, diretor do Tropen Museum Amsterdan)
09h30 – "Método e experiência – chaves de sucesso do Tropen Museum Junior" (Marielle Pals, diretora do Tropen Museum Junior Amsterdan)
10h30 – Cofee break
11h – Debate
11h30 – "Panorama dos museus em Pernambuco" (Regina Batista, vice- presidente do Fórum dos Museus de Pernambuco)
11h45 - "Política estadual de museus" (Célio Pontes, diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da Fundarpe)
12h - Encerramento

Conteúdo sob Licença Creative Commons