Pernambuco Nação Cultural

Texto


Avançada

Pipoco no São João da Mata Norte

Uma comunidade pode ser identificada por um conjunto particular de elementos. Dentre eles, as festas populares são as que mais revelam e mantêm vivas as características de uma região e de um povo. Com a produção e transformação das manifestações em espetáculo, perdeu-se um pouco do que era mais simples, porém mais rico em datas festivas como a do São João. Terreiro, animação, forró, comidas típicas e músicos bons, mesmo (e talvez principalmente) que não sejam famosos. Na vontade de fazer voltar a ter força o São João mais familiar, aconchegante e cultural dos sítios que foi concebido o projeto Pipoco no São João da Mata Norte. Idealizado pela Associação dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e a Fundarpe, o Pipoco vai movimentar o São João de sete cidades da Mata Norte.

O objetivo desse projeto junino é apresentar, em sete cidades da Mata Norte, um panorama de múltiplas manifestações da cultura popular que integram os festejos juninos na região. Tirar as pessoas das cidades, e dos grandes e mais disputados polos juninos, e dar a elas a opção de curtir o São João em sítios de Aliança, Glória de Goitá, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Itaquitinga, Carpina e Condado, que são as cidades que receberão a primeira edição do Pipoco no São João da Mata Norte

O nome do evento faz alusão ao “estouro” dos bacamarteiros, que estarão presentes em cada programação. Eles abrem cada noite, com um cortejo pelas ruas das cidades. Em cada pólo de animação, moradores e visitantes irão apreciar apresentações de forró pé-de-serra, cirandas, quadrilhas, coco de embolada, violeiros, mamulengo, e coco-de- roda. Entre as várias atrações, já é muito aguardada a Noite do Coco de São Pedro, em Lagoa de Itaenga, tradição que vinha perdendo importância, mas que já foi uma das festas mais esperadas do São João nordestino.

PROGRAMAÇÃO - Pipoco na Mata Norte.doc

Baixar em formato PDF

Versão para impressão

O que achou deste texto?

Gostei

0 recomendações
2269 acessos

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal Pernambuco Nação Cultural reserva-se o direito de apagar as mensagens.









Esse conteúdo foi criado e postado por:

ASCOM - Fundarpe

Autorizado por:
Fundarpe

em 19.06.2011 às 10h42


Tags

fundarpe, são joão, mata norte, sítios terreiros

Direitos autorais:

  • Domínio Público

Denunciar conteúdo impróprio

Lista completa


Conteúdo sob Licença Creative Commons