Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » O audiovisual como processo de transformação social

Textos

O audiovisual como processo de transformação social

Com o Projeto Nas Asas Vídeo-Ação 2008 (www.nasasasdocinema.com.br), inauguramos uma nova fase no Programa Nas Asas do Cinema, iniciado há três anos.

Pela primeira vez, tivemos como uma das metas do projeto, oficinas de Produção Audiovisual para estudantes da Rede Pública de Ensino de São José dos Campos.

Mais do que ensinar a manusear câmeras, decodificar linguagem de roteiro e entender o funcionamento de uma produção de vídeo, estamos construindo pensamentos e reflexões em torno de questões como cidadania e direitos humanos.

Não é pouca coisa.

E sabemos disso. Mas também sabemos que só uma oficina de vídeo não transforma a realidade de uma comunidade.

O cinema é uma dessas ferramentas transformadoras e poderosas que pode e deve ser utilizado como componente fundamental para que a comunidade possa “se olhar” e, através dessa auto-análise visual, se identificar, identificar o outro e seu entorno e, até mesmo, reinventar tudo isso. Dessa forma, a sociedade se transforma aos poucos, no reconhecimento do outro e de suas diferenças, do sentimento de pertencimento ao lugar onde se vive, da consciência do que se pode melhorar com relação à qualidade de vida e da busca para tornar em ação algo que ainda está só na idéia.

É tarefa pra toda uma vida. 

São José dos Campos, julho de 2008.

Wallace Puosso

Documentos anexados

Visualizações: 1.526
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo