Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » MINC PROMOVE DEBATES NA VII BIENAL DO LIVRO

Textos

MINC PROMOVE DEBATES NA VII BIENAL DO LIVRO

Três mesas de debates instaladas pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da sua Representação Regional Nordeste, irão movimentar a VII Bienal Internacional do Livro nos dia 5 e 6 (segunda e terça-feira). Autores, editores e distribuidores de vários estados do Nordeste estarão reunidos nos fóruns, que irão acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.
 
Entre os convidados para os debates está o repentista e cordelista Crispiniano Neto, que é presidente da Fundação José Augusto, do Rio Grande do Norte. Ocupante da cadeira de n° 26 na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Crispiniano é o terceiro poeta norte-rio-grandense a tornar-se imortal da ABLC. Ele participará da 1ª mesa redonda, “A hora e a vez do cordel”, no dia 5, onde abordará questões relevantes para a cultura popular da região, como os compromissos gerados durante o 1º Encontro Nordestino de Cordel em Brasília, relacionados ao registro do cordel como patrimônio imaterial e à criação de uma Cooperativa Nacional do Cordel, iniciativa apoiada pelo MinC e o Iphan, MEC e Ministério da Previdência.
 
O 1º Encontro Nordestino de Cordel aconteceu em Brasília, em maio desse ano e discutiu questões como o reconhecimento da profissão de poeta popular, que tramita no Congresso Nacional, horário na TV pública para programa de divulgação da Literatura de Cordel e do Repente. 
 
Além das articulações conjuntas entre artistas e o poder público para o fortalecimento e a valorização do cordel no cenário cultural do país, Crispiniano também irá falar sobre uma das obras mais importantes que lançou: o livro “Lula na Literatura de Cordel” (foto), da editora Queima-Bucha, resultado de uma pesquisa que retrata, em cordel, a trajetória do presidente Lula. Ao lado de Crispiniano Neto participará do mesmo debate o cordelista, Arievaldo Viana, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Ele é criador do projeto Acorda Cordel na Sala de Aula, que utiliza a poesia popular na alfabetização de jovens e adultos.
 
Entre os convidados da terça-feira, dia 6, está Maria do Socorro Sampaio Flores, presidente do Fórum de Literatura do Estado do Ceará (FLEC), criado para ser um espaço permanente de diálogo e de consulta da sociedade civil, na formação de políticas de cultura direcionadas ao livro e à leitura. Mileide Flores, como é conhecida, irá compor a mesa “Editores do Nordeste: organizar para competir”. 
 
Durante a bienal o público que visitar o estande montado pelo Ministério da Cultura em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), terá acesso ao acervo com mais de cem exemplares de obras relacionadas à Cultura Indígena, folders do Projeto Mais Cultura e publicações sobre Cultura Popular, resultantes do 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Culturas Populares e do 1º Encontro Sul-americano de Culturas Populares. Esse ano a expectativa é que mais de 60 mil pessoas compareçam à Bienal, que nessa sétima edição terá como tema "Literatura do Princípio ao Fim".
 
 
Programação - Auditório Carlos Pena Filho
 
SEGUNDA-FEIRA – 05/10 – 15h às 16h
 
“A hora e a vez do cordel”
Crispiniano Neto – Cordelista e Presidente da Fundação José Augusto (RN)
Arievaldo Viana – Cordelista e criador do projeto “Acorda Cordel na sala de aula”
Ana Ferraz – Editora Coqueiro (PE)
José Honório da Silva – Unicordel (Coordenação da Mesa)
 
TERÇA-FEIRA, 06/10 – 16h30 às 17h
 
“A política de formação e aquisição de acervos do MinC e MEC”
Jane Cristina da Silva – Coordenadora Geral de Materiais Didáticos/Ministério da Cultura
Fabiano Santos Piúba – Diretor de Livro, Leitura e Literatura/Ministério da Cultura
Tarciana Gomes Portela - Chefe da Representação Regional Nordeste/Ministério da Cultura (Coordenação da Mesa) 

TERÇA, 06/10 - 18h às 19h

“Editores e livreiros do Nordeste: organizar para competir”
Mileide Flores – Sindilivros (CE)
Primo Maldonado – Livraria e Distribuidora Multicampi (BA)
Arnaldo Afonso – Edições Bagaço (PE)
Roberto Azoubel – Assessor da Representação Regional Nordeste/Ministério da Cultura (Coordenação da Mesa)

Mais informações: 81 3194 1300

Documentos anexados

Visualizações: 2.519
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo