Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » VII Festival Sagarana celebra Cultura e Ruralidades

Jornal iTEIA

01.10.2015 - 11h57

VII Festival Sagarana celebra Cultura e Ruralidades

Evento será realizado entre 8 e 11 de outubro, integrando culturas tradicionais, shows, oficinas, saberes do sertão, encontro de parceiros e diálogos para a preservação do cerrado e agroecologia

Keyane Dias

ampliar Divulgação
Mutirão das Fiandeiras de Sagarana

“Porque a vida é um mutirão de todos, por todos remexida e temperada.”
João Guimarães Rosa (Grande Sertão: Veredas)



Entre 8 e 11 de outubro, o sertão mineiro recebe o VII Festival Sagarana – Feito Rosa para o Sertão, realizado no povoado de Sagarana, em Arinos (MG). Serão quatro dias para celebrar Cultura e Ruralidades e dialogar sobre temas importantes para a preservação do cerrado e da biodiversidade sertaneja. Em sua sétima edição, o Festival Sagarana – Feito Rosa para o Sertão consolida um ciclo de propósitos, buscas, horizontes e sonhos coletivos, ancorados na promoção da identidade, valorização dos saberes e fazeres tradicionais, desenvolvimento sustentável e autoestima das comunidades sertanejas do Vale do Rio Urucuia.

O Festival oferece shows, apresentações de cultura tradicional, oficinas, seminários, rodas de prosa, vivências, gastronomia, caminhadas ecológicas e visita a pontos turísticos, atraindo tanto as comunidades rurais locais e as cidades do Vale do Rio Urucuia quanto pessoas e grupos de Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo e outros estados. Será realizado ainda o VII Encontro dos Parceiros do Vale do Rio Urucuia, importante momento de articulação territorial que deu origem ao Festival. Todas as atividades são gratuitas e se estendem pelo Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (Cresertão), Escola Municipal, Prefeitura Comunitária, Comunidade Nossa Senhora Aparecida e espaços abertos da Vila de Sagarana.


Entre as principais atrações culturais estão o Cortejo de Folias de Reis, Encontros de Fanfarras, Mutirão das Fiandeiras, Sarau Roseano, Cineclube Brasileirando, Caminhada Ecoliterária e apresentações de Pereira da Viola (MG), Cataventoré (MG), Martinha do Coco (DF), Mamulengo Presepada (DF), Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF), Shandala (SP), As Diadorinas, (MG) Batuquenjé (DF) e Áridos (MG). As oficinas e seminários incluem temas como educação para o campo, gastronomia, recursos hídricos, corporeidade, transição agroecológica, narrativas literárias, agricultura familiar e economia solidária.



Acompanhe a Cobertura Oficial do Festival e a Programação Completa.







Publicado por: Keyane Dias em 01.10.2015 às 12h38
Tags: sertão, cultura tradicional, sagarana, cerrado, festival sagarana
Canais: Cultura Popular

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo