Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » II Fórum da Cultura Digital Brasileira (SP)

Jornal iTEIA

05.11.2010 - 15h42

II Fórum da Cultura Digital Brasileira (SP)

Dois encontros que ocorrem na mesma semana em São Paulo vão debater as implicações sociais e políticas da evolução tecnológica

Rodrigo Savazoni - Jornal iTeia

Tecnologias são o resultado do nosso impulso humano de transformar o ambiente em que vivemos, tornando-o assim mais “adequado” às nossas necessidades. Por isso, cada nova tecnologia criada é reflexo de uma época, de um contexto, de uma forma de pensar. E o que fazemos com elas estabelece seus significados.

Numa sociedade como a nossa, em que criar novas tecnologias tornou-se sinal de prosperidade, aumenta a importância de se debater as implicações que essa acelerada evolução tecnológica tem nas nossas vida. E o lugar que reservamos para discutir os temas que são de interesse comum é a política, que parece ainda não ter despertado integralmente para a importância do assunto.

O Ministério da Cultura está organizando dois eventos que irão se debruçar sobre o tema política e tecnologia, mas com ênfases distintas.
Um deles, a se realizar entre os dias 11 e 13, é iniciativa do sociólogo Laymert Garcia dos Santos, da Unicamp, autor de um livro chamadoPolitizar as Novas Tecnologias, e do ex-ministro Gilberto Gil.

Esse encontro irá reunir pensadores do mundo inteiro, em especial dos chamados BRICS (sigla para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), para pensar a relação entre a tecnologia, a cultura e a geopolítica global. Os organizadores desse diálogo global acreditam que o avanço tecnológico apresenta novos riscos e possibilidades que só podem ser compreendidos a partir das complexas relações internacionais entre estados e sociedades.

O outro evento é a 2ª edição do Fórum da Cultura Digital Brasileira, que ocorre entre os dias 15 e 17 de novembro. Processo criado em julho de 2009 pelo Ministério da Cultura em parceria com a sociedade civil organizada e apoio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Fórum se constituiu como uma rede permanente de desenvolvimento de políticas públicas de cultura, interconectando diferentes redes de ativismo e formulação cultural.

Tenho orgulho de ser um dos criadores dessa experiência que organiza os debates políticos sobre cultura e tecnologia na rede social CulturaDigital.br (culturadigital.br), que este ano recebeu menção honrosa no mais importante prêmio de arte e tecnologia europeu, o Ars Electronica, que é entregue em Linz, na Áustria.

O encontro presencial do Fórum será composto por um volume enorme de atividades, como mostras artísticas, apresentação de experiências e pesquisas, debates acalorados sobre os principais temas do momento, além de um seminário internacional.

Entre um evento e outro, será realizado o show Futurível, com Gilberto Gil, DJ Tudo e Macaco Bong, comemorando a expressividade global da Cultura Digital brasileira. O show será realizado no Auditório Ibirapuera. Futurível encerra o seminário Geopolítica da Cultura e da Tecnologia (http://www.geopoliticadacultura.org.br) e abre o Fórum da Cultura Digital Brasileira (culturadigital.br/forum2010).

As duas atividades desta verdadeira semana da cultura digital irão ocorrer na Cinemateca Brasileira, que, além de ser um dos mais belos edifícios de São Paulo, vem se revelando na gestão de Carlos Magalhães um polo de reflexão e promoção de discussões envolvendo a arte e a tecnologia.

Publicado por: InterCidadania em 05.11.2010 às 16h58
Tags: são paulo, jornal iteia, cultura digital, fórum da cultura digital
Canais: Evento

Este conteúdo tem 2 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

  1. dimemommows comentou:
    em 18.11.2011 às 13:02

    Pessoas que frequentemente podem subsistencia livre pegar alguns suplementos para aliviar -los a obter maiores beneficios de seus workouts. Novamente, essas pessoas carregam suplementos sao permitidas e em outros casos eles nao estao abrigados em tudo. Ha casos estaveis ??, onde ha nocao disso e as pessoas de boa fe , que e realmente o sangramento perigoso. Unidos da amostra de tal produto e whey protein . Whey protein e um artefacto que as pessoas fazem , principalmente os homens , porque as mulheres cuidam de jogar fora proteina em po de soja, na directiva para satisfazer as suas necessidades de proteina todos os dias. Neste artigo iremos cerca de tres perigos Whey Protein reminisce sobre a contorcer-se ja estiver usando uma outra proteina de soro de leite .
    mais em Whey Protein Dangers

  2. Liaispestara comentou:
    em 15.04.2012 às 19:50

    Mas informacion este web:

    como posicionar una pagina web

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo