Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Hoje é Dia Maria: conheça o artista plástico Raimundo Rodriguez responsável por obras da série

Jornal iTEIA

03.06.2015 - 04h41

Hoje é Dia Maria: conheça o artista plástico Raimundo Rodriguez responsável por obras da série

Chandra Santos

ampliar Reprodução/Facebook/Raimundo Rodriguez
O artista plástico Raimundo Rodriguez foi o responsável pelo ateliê criado especialmente para o desenvolvimento das obras de arte utilizadas na série

A segunda temporada do festival “Luz, Câmera 50 anos” termina essa semana com chave de ouro: reapresentando a belíssima série "Hoje é dia de Maria", dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A trama será exibida pela Rede Globo nos dias 2 e 4 de junho após "Tapas e Beijos" e "Chapa Quente", respectivamente. Lançada em 2005, a obra foi a primeira parceria do diretor com o artista plástico Raimundo Rodriguez. Ambos trabalharam em seguida em séries como "A Pedra do Reino", "Capitu" e "Alexandre e Outros Heróis" e na novela "Meu Pedacinho de Chão". 


Raimundo Rodriguez foi o responsável pelo ateliê criado especialmente para o desenvolvimento das obras de arte a serem utilizadas em "Hoje é dia de Maria". Com uma equipe ampla foram criados objetos especiais importantes na narrativa, como coroas, adereços de cabeça, carroças e gaiolas. O Asmodeu (Stênio Garcia) em lata e os cavalos dos Cangaceiros (Marco Ricca, Ilya São Paulo e Aramis Trindade) - os últimos em parceria com o artista plástico Orlando Brasil - foram construídos em tamanho real. Com fibra de vidro, os equinos ganharam ares de pelagem com a mistura de diversos tecidos e retalhos. Raimundo usou ainda papel laminado e uma tintura envelhecida para criar o aspecto de armadura e transformou chapinhas de garrafa em medalhas. 


Outra criação do artista foi o Morto. Inspirado em Portinari, o boneco tinha as mãos, pés e rosto avantajados, tudo esculpido em madeira. Para o corpo, ele usou pano e serragem. Já na construção do Pássaro (Rodrigo Santoro), par romântico da heroína da minissérie, foram necessários dois meses para que o produto final fosse finalmente construído. Após a equipe dos integrantes do Giramundo confeccionar a peça, o artista plástico e sua equipe trabalharam com o metal para o acabamento final. O objetivo era transformar o pássaro em uma figura mítica. Com papel alumínio e spray dourado, foi construída uma carcaça metálica para a ave. Todos os elementos do pássaro, que pesava 12kg, eram manipulados através de 20 fios. 


Confira todo o processo de criação na página oficial do artista plástico no Facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.324739170906374.72637.142884675758492&type=3


Sobre o artista plástico Raimundo Rodriguez


Nascido no Ceará, em 1963, desde 1969 mora no Rio de Janeiro. Raimundo Rodriguez utiliza materiais descartados para criar obras magnifícas, como a série Latifúndios - que vem sendo desenvolvida desde os anos 2000 e foi apresentada recentemente em uma mostra individual no MAC - Museu de Arte Contemporânea de Niterói. 


Responsável artístico e curador da galeria Café Baroni, localizada no edifício Bolsa do Rio (na Praça XV), Raimundo Rodriguez é representando pela Sergio Gonçalves Galeria (http://www.sergiogoncalvesgaleria.com/) pela qual participou das quatro ùltimas edições da SP-Arte e de feiras internacionais como a Pinta Art Fair.


Fundador do Imaginário Periférico, possuiu duas galerias físicas no Rio (o Espaço Imaginário e a Caza Arte Contemporânea) e agora segue com o projeto Caza Intinerante – que constitui parcerias com outros artistas e galerias e tem como carro-chefe o jornal Página da Caza especializado no segmento. 


Para saber mais sobre o artista e sua obra acesse: http://raimundorodriguez.blogspot.com.br/ ; https://www.facebook.com/rraimundorodriguez ; http://instagram.com/rodriguezraimundo .

Publicado por: Chandra Santos em 03.06.2015 às 04h28
Tags: raimundo rodriguez, hoje é dia de maria, tv globo
Canais: Cultura Popular, Artesanato

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo