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Jornal iTEIA

02.01.2018 - 18h01

Dia da Liberdade de Cultos

Paiva Netto

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Paiva Netto

Sete de janeiro marca o Dia da Liberdade de Cultos. O ilustre escritor
Jorge Amado (1912-2001), então deputado federal, apresentou um projeto
de lei à Assembleia Constituinte de 1946 que aprovou essa meritória data
comemorativa.

Naturalmente, para fazer cumprir-se uma lei, que visa coibir
hostilidades milenares, torna-se indispensável um esforço conjunto. A
Legião da Boa Vontade, desde que surgiu com Alziro Zarur (1914-1979), no
programa Hora da Boa Vontade, em 1949, vem pautando seus propósitos em
prol do direito de cada um expressar sua fé e do entendimento de todos
pelo bem comum. Uma de suas primeiras iniciativas foi a Cruzada de
Religiões Irmanadas, abrindo assim o inter-relacionamento religioso no
país, cuja reunião inaugural ocorreu no Salão do Conselho da Associação
Brasileira de Imprensa (ABI), na capital fluminense, em 7 de janeiro de
1950, após sucessivas reuniões preparatórias realizadas no mesmo local,
nos meses de outubro, novembro e dezembro de 1949, na sala da diretoria
da prestigiada Associação.

Diversidade religiosa e direitos humanos
No ano de 2013, a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da
República, publicou a cartilha Diversidade religiosa e direitos humanos,
conscientizando o povo da necessidade de respeito entre os diferentes
credos. Nela constam também citações de líderes religiosos e defensores
dos direitos humanos que exaltam ideais fraternos e solidários.
Oportunamente, agradeço o destaque a este pequeno trecho do meu artigo
“Religião não rima com intolerância”:

Compreendo Religião como Fraternidade, Solidariedade, Entendimento,
Compaixão, Generosidade, Respeito à Vida Humana, Salvação das Almas,
Iluminação do Espírito, que todos somos. Tudo isso no sentido mais
elevado. Creio na Religião como algo dinâmico, vivo, pragmático,
altruisticamente realizador, que abre caminhos de luz nas Almas e que,
por essa razão, deve estar na vanguarda ética. Não a vejo como coisa
abúlica, nefelibata, afastada do cotidiano de luta pela sobrevivência
que sufoca as massas. Não a entenderia, se não atuasse também, de modo
sensato, na transformação das realidades tristes que ainda atormentam os
povos.

Quatro Pilares do Ecumenismo
Ainda no campo da boa coexistência entre as criaturas, ao desenvolver a
concepção que temos sobre duas terminologias criadas por Zarur —
Ecumenismo Irrestrito e Ecumenismo Total, podemos agora, indo adiante,
destacar:

O Ecumenismo Irrestrito prega o perfeito relacionamento entre todas as
criaturas da Terra. Trata-se de um caminho aberto à Paz, pois deplora a
intolerância e afirma que ela não precisa rimar com religião. O
Ecumenismo Total preconiza a consciente e fraterna aliança da Humanidade
da Terra com a do Mundo Espiritual Superior. Afinal de contas, os
mortos verdadeiramente não morrem. Eles são, agora, o que seremos
amanhã. O célebre evangelista norte-americano Billy Graham escreveu: “A
morte não é o fim, mas o começo de uma nova dimensão de vida — a vida
eterna. (...) Pela Sua ressurreição de entre os mortos, Jesus demonstrou
— sem qualquer sombra de dúvida — que existe vida após a morte”.
Deve-se contar também, por puro raciocínio, qualquer civilização que
possa haver no Espaço. Por que não?! Todo o Universo está aí para que
apenas o fiquemos (à exceção dos astrônomos, pensadores e poetas)
ociosamente apreciando?! E olhe lá, quando nos lembramos de erguer os
olhos para ele... Seria pretensão de nossa parte admitir a
impossibilidade da existência de outras formas de vida no Cosmos. Outro
ponto: nem tudo (ou todos) que lá por fora exista tem por obrigação
parecer conosco. Quando o ser humano isso compreender, estará mais apto a
vivenciar os outros dois pilares: Ecumenismo dos Corações e Ecumenismo
Divino.

Voltaremos ao assunto.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — boavontade.com

Publicado por: Legião da Boa Vontade - LBV em 02.01.2018 às 18h24
Tags: liberdade, dia, cultos
Canais: Outros

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