Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério SuL - pontos exibidores

Jornal iTEIA

07.03.2015 - 09h34

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério SuL - pontos exibidores

Programa Curta Cinema do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador recebe a Mostra Democratizando

Cris Alves enviado por Ana Paula Sampaio

ampliar Ana Paula Sampaio
cartaz Mostra de Cinema e Direitos Humanos


















A edição 2015 do Projeto Curta Cinema, do Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, será aberta com a exibição de filmes do Projeto Democratizando, integrante da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. 


 


O Curta Cinema acontecerá entre os dias 09, 10 e 11 de março no auditório do Centro Cultural, a partir das 9h, com exibição de 4 produções nacionais. No primeiro dia, será exibido o longa A Vizinhança do Tigre que traz um pouco do cotidiano de esperança e violência de 4 jovens moradores de um bairro periférico de Minas Gerais. No segundo dia, serão exibidos o curta Sophia – que trata da relação entre uma mãe e sua filha com deficiência auditiva - e o documentário Pelas Janelas, que apresenta o registro de experiências do projeto Inventar a Diferença (sobre cinema e direitos humanos) feito por quatro estudantes universitários em diferentes escolas do país. E para finalizar, no dia 11, será a vez do documentário Que Bom Te Ver Viva, da premiada cineasta Lúcia Murat. O documentário traz, vinte anos depois da ditadura, o depoimento de oito mulheres brasileiras, ex- presas políticas durante o regime militar.



 


Os filmes Sophia e Pelas Janelas serão transmitidos também com audiodescrição e closed caption, possibilitando que pessoas com deficiência visual e auditiva tenham acesso aos filmes. Além disso, em cada dia da Mostra será realizado um bate-papo com convidados sobre as temáticas dos filmes, após as exibições.


 


O projeto Curta Cinema é gratuito. Para agendamento de grupos ou maiores informações, ligar: 3320-0412 ou mandar email para producao.centrodecultura@cms.ba.gov.br.


 


A 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério da Cultura, com produção da Universidade Federal Fluminense.


 


 


Serviço


 


O quê: Curta Cinema com o Projeto Democratizando - 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul


Datas: 09,10 e 11/03


Quando: 9h


Onde: Centro Cultural Vereador Manuel Querino (Câmara Municipal de Salvador), Praça Municipal, s/n, subsolo da Prefeitura.


Informações: 3320-0412 /producao.centrodecultura@cms.ba.gov.br


 




Sinopse dos filmes


 


A vizinhança do Tigre – (Affonso Uchoa, 2014, 95’)


Os jovens Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício) são moradores da periferia de Contagem e vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles terão que domar o tigre que mora dentro de si.


 


Sophia – (Kennel Rógis, 2013, 15’)


Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.


 


Pelas Janelas – (Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado, Will Domingos, 2014, 35’)


Ao longo de 3 meses, uma equipe formada por quatro estudantes universitários de Cinema e Audiovisual acompanhou parte dos processos e experiências dos projeto de cinema, educacão e direitos humanos “Inventar com a Diferença”, realizado em escolas espalhadas por todo o território nacional.


 


Que Bom Te Ver Viva – (Lùcia Murat, 1989, 95’)


Duas décadas depois, oito ex-presas políticas falam sobre a luta e a tortura vividas durante o regime militar brasileiro e a experiência de ter sobrevivido. Entre os depoimentos, delírios e confissões de uma personagem anônima, que reflete sobre o peso de ter sobrevivo lúcida às torturas.





Publicado por: Condomínio Cultural em 07.03.2015 às 09h50
Tags: cinema direitos humanos brasil bahia salvador cul
Canais: Cinema

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Ir para o topo