Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Imagens » PROJETO REDES

Imagens

PROJETO REDES

Visualizações: 1.530
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

O projeto Redes de desenvolvimento é uma iniciativa que visa reduzir o nível da pobreza através de geração de oportunidades e aumento da renda das famílias brasileiras no Nordeste e no Estado de Minas Gerais. O Gol.d – Grupo de Oportunidades Locais e Desenvolvimento – é a principal metodologia do Redes. São grupos de 10 a 20 pessoas da mesma rua e do mesmo bairro que se reúnem, semanalmente, com o objetivo de discutir os problemas e as dificuldades do grupo e de sua comunidade, buscando soluções para superar a pobreza por meio da solidariedade e da troca de experiências.

A metodologia GOL.D é baseada no modelo do Self-Help Group (SHG), desenvolvido no sudeste da Índia pela Hand in Hand (HiH), organização não governamental de microfinanças. Os SHG ajudam as comunidades a gerar renda, ao mesmo tempo em que atendem os mais pobres da sociedade com financiamento, educação empreendedora, alfabetização e serviços de microfinanças.

O coordenador do projeto Redes de Desenvolvimento pela Visão Mundial, Edson Marinho, conta que a metodologia Gol.d “É uma metodologia de mobilização social, concessão de crédito e desenvolvimento de negócios. Temos todo o interesse de disseminar e compartilhar esse conhecimento”, explica. Instituições de microfinanças, operadoras de microcrédito, cooperativas de crédito de MPE e empreendedores, cooperativas de crédito de base solidária, bancos do povo municipal e estadual e associações de apoio ao desenvolvimento local, entre outros interessados, podem se beneficiar da metodologia e fortalecer o projeto.

A metodologia de desenvolvimento do Gol.d prevê a realização de reuniões semanais, e a cada encontro são introduzidos temas como democracia, organização social, igualdade e transparência. À medida que o grupo vai amadurecendo, começam a ser discutidas questões básicas sobre montagem de pequenos negócios e empreendedorismo. Antes da oferta de serviços financeiros é feito todo um processo de desenvolvimento humano e de cidadania, comunitár

Esse conteúdo foi criado e postado por:
Autorizado por:

Instituto Intercidadania em 01.11.2012 às 13h10

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo