Pernambuco Nação Cultural

Notícias

04.07.2012 - 13h30

I Mostra de Oficinas de Memória acontece hoje (4/7) e sexta-feira (6/7) em bairros do Recife

Exposição, música, teatro e entrega de certificados são parte da programação da culminância das oficinas realizadas em Santo Amaro e Ibura pela ação \"Encontro com a memória dos bairros\"

Ricardo Moura

Descrição da imagem

Encontro com a memória dos bairros na Ilha de Santa Terezinha

O projeto Cultura Valorização da Vida, que integra o Programa Governo Presente, do governo do estado, fecha hoje (4/7) e na próxima sexta-feira (6/7) mais uma etapa da ação “Encontro com a Memória dos Bairros”. A partir das 17h, as comunidades de Lagoa Encantada, no Ibura, e Ilha de Santa Terezinha, em Santo Amaro, sediam um evento de culminância das oficinas realizadas na últimas semanas, a “I Mostra das Oficinas De Memória”.

Na Ilha de Santa Terezinha haverá show da banda de forró “Nó na madeira” e quadrilha “Mirim Evolução”. Em Lagoa Encantada a festa ficará por conta do "Trio Relabucho" e do grupo "Côco Besouro Mangangá", além de teatros de rua e mamulengo. Em ambos os bairros será discutido, durante o evento, a continuidade do trabalho e serão entregues certificados aos participantes das oficinas. Também serão expostos os produtos das oficinas. A festa é aberta ao público.

Customização, estamparia, rádio, reciclagem, teatro popular, pinturas especiais e criação e teatralização de mamulengos foram as oficinas oferecidas aos moradores dos bairros.

Desde o dia 19 de maio o “Encontro com a Memória dos Bairros” vem oferecendo debates, oficinas e vivências com vistas no resgate das memórias pessoais e coletivas dos moradores de periferias da cidade do Recife, e a criação de um grupo interessado em atuar como Agentes da Memória.

“O encontro é uma forma de mobilizar as comunidades pra sensibilizá-las a partir da memória delas mesmas”, explica Janine Primo Meneses, técnica em memória do projeto Cultura Valorização da Vida.

O Projeto
O Cultura Valorização da Vida defende que a memória seja tomada como elemento para o diálogo intergeracional, valorizando as experiências individuais e coletivas e, principalmente, as lembranças “escondidas” que muitas vezes representam histórias de dominação, verdadeiros “tesouros” na construção e afirmação de identidades. Essas descobertas poderão estimular novas formas de relações e apropriações de novos sentidos e valores. Dessa forma, o projeto objetiva também colocar “focos de luz” em pessoas e fatos que têm grande significado na história do território, mas se encontram no anonimato.


Programação completa da I MOSTRA DAS OFICINAS DE MEMÓRIA


Ibura
Data: 06/7
Local: Associação dos Moradores de Lagoa Encantada
Horário: 17 às 19h45


Programação:
17h – abertura;
17h15 – Teatro de mamulengo;
17h40 - Teatro de rua;
18h10 – Grupo de Côco Besouro Mangangá;
18h50 – Fala da equipe sobre a continuidade do trabalho;
19h – Entrega dos certificados;
19h15min – Trio Relabucho.
Encerramento


Santo Amaro
Data: 4/7
Local: Associação dos Moradores Ilha Santa Terezinha
Horário: 17 às 19h45


Programação:
17h – abertura
17h30 – OFICINA DE TEATRO DE RUA
18h – NÓ NA MADEIRA (FORRÓ)
19h – fala da equipe sobre a continuidade do trabalho
19h10 - Entrega do certificado simbólico a um aluno de cada oficina;
19h15 – Quadrilha Mirim Evolução .
Encerramento

Conteúdo sob Licença Creative Commons