Pernambuco Nação Cultural

Notícias

06.07.2012 - 18h41

I Mostra das Oficinas de Memória traz resultado das ações do projeto Cultura Valorização da Vida

Culminância das ações de formação resgata relações afetivas do Ibura, um dos bairros beneficiados pela iniciativa

Costa Neto

Descrição da imagem

Parte do resultado da oficina de custumização no Ibura

A tarde de sexta-feira (6/7) foi de comemoração no Ibura. A associação de moradores do bairro recebeu a I Mostra das Oficinas de Memória, como resultado da produção de cinco ações de formação no local. Nos 15 dias de aula, 125 educandos receberam lições de customização, estamparia, reciclagem, teatro popular e teatralização e criação de mamulengos, que utilizaram da memória como elemento da criação artística.


A mostra é a culminância do Encontro com a Memória dos Bairros, ação que integra o projeto Cultura Valorização da Vida, executado pelo Programa Governo Presente do Governo do Estado. “Desde outubro do ano passado nossa equipe vem ao Ibura, para fazer o reconhecimento da comunidade e podermos inserir nosso projeto da melhor forma. As oficinas que hoje participam da mostra foram escolhidas pelos próprios moradores do bairro”, esclareceu Janine Primo, técnica em memória do projeto.

A experiência de intervir no bairro e resgatar a memória de seus moradores veio como um ação surpreendente para Ivaldo Nascimento, professor de break e capoeira do Ibura. “Participei da oficina de estamparia, mas esses 15 dias foram muito mais do que encontros para assistir aulas práticas, descobri novos amigos e mudei a forma como vejo meu bairro”, contou Ivaldo Nascimento. A sensação que o educando teve durante essa experiência foi algo que Janine revela como o norte do projeto. “Foi exatamente através desse sentimento gerado em Ivaldo e em muitos outros que participaram do projeto que tivemos a certeza que o Cultura Valorização da Vida está atingindo seu objetivo”, disse.

Entre os educandos que participaram da I Mostra das Oficinas de Memória, a grande maioria teve a oportunidade de conhecer uma nova habilidade através das oficinas oferecidas pelo projeto. As senhoras Maria Rocha e Sofia Nunes participaram da Oficina de Customização e demostraram satisfação ao expor camisetas e adereços confeccionados durante as aulas.

O encerramento no Ibura contou ainda com apresentações culturais envolvendo a comunidade. O bairro de Santo Amaro também recebeu esta semana a mostra dos que participaram das oficinas no local.

Conteúdo sob Licença Creative Commons