Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Arte Viva: Promove o Desenvolvimento Cultural na Região de Picos

Textos

Arte Viva: Promove o Desenvolvimento Cultural na Região de Picos

O Ponto de Cultura Picos Arte Viva, Já realizou Varias oficinas Culturais na Cidade de Picos como: Cinema e Edição e Áudio e Vídeo (Cultura Digital), Gastronomia Típica, Artesanato, teatro. E esta sendo realizadas as oficinas de Hip – Hop e Capoeira

O Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural brasileira. Por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, o MinC iniciou, em 2004, a implantação dos Pontos de Cultura, com a missão de desesconder o Brasil, reconhecer e reverenciar a cultura viva de seu povo.


O Programa Cultura Viva contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária. Essas organizações são selecionadas por meio de edital público e passam a receber recursos do Governo Federal para potencializarem seus trabalhos, sejam na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos multimídias, seja na contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros.

Esta parceria entre Estado e sociedade civil é o Ponto de Cultura, Atualmente, há mais de 650 Pontos de Cultura espalhados em todo o território brasileiro. Esses Pontos de Cultura foram selecionados por meio de editais - já foram publicados quatro desde 2004 - e por meio das Redes de Pontos de Cultura. Ao lado dos Pontos de Cultura, o Programa Cultura Viva integra outras quatro ações: Cultura Digital, Agente Cultura Viva, Griô e Escola Viva.

A cidade de Picos foi contemplada no final de 2006, com um Ponto de Cultura, que tem como parceria a Entidade do movimento negro, Organização Cor Negra (OCN), Fundação Cultura do Estado do Piauí (FUNDAC), Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado (SASC), Governo do Estado, Ministério da Cultura (MINC). O Ponto tem como nome: Picos Arte viva, em homenagem a Cidade Picos e seus Artistas, Promotores de Cultura e Entidades Culturais e está funcionado no bairro Pedrinhas,  no prédio do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente de Picos.

O Ponto de Cultura Picos Arte Viva, Já realizou Varias oficinas Culturais na Cidade de Picos como: Cinema e Edição e Áudio e Vídeo (Cultura Digital), Gastronomia Típica, Artesanato, teatro. E esta sendo realizadas as oficinas de Hip – Hop e Capoeira.
Outra ação do ponto de Cultura: Picos arte Viva é o apoio aos Grupos tradicionais que beneficiou três Grupos importantes da região de Picos, o grupo de Reisado da Comunidade Rural de Cipaubá, O Grupo de Leseira da comunidade Quilombola Troco e Custaneira no Município de Paquetá e o grupo de São Gonçalo da comunidade Quilombola Alegre. Além dessas ações realizadas, Ponto está recebendo Um kit multimídia para implantar um estúdio Áudio – Visual, para produzir CDs, DVDs, que tratam da cultura de Picos e região.

 

Documentos anexados

Visualizações: 849
Gostou?! Então vote!
  • 1 pessoas votaram Sim
  • 1 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo