Pernambuco Nação Cultural

Notícias

06.07.2012 - 11h17

A ditadura civil-militar é tema do cineCabeça – Ação Cineclubista no mês de julho

O Festival Cinema pela Verdade estará em cartaz nas próximas segundas-feiras com produções cinematográficas que fazem o resgate deste período no Brasil

Divulgação

Descrição da imagem

O mês de julho está cheio de novidades e estreias na programação do projeto cineCabeça – Ação Cineclubista que recebe, no Teatro Arraial,  o Festival Cinema pela Verdade. A partir desta segunda-feira (9/7), e por mais três semanas seguintes, serão exibidos filmes que retratam a ditadura civil-militar no Brasil e suas consequências. Após cada sessão serão abertos espaços para debates com acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais do estado, ex-presos políticos e participantes das manifestações contra a Ditadura.

Aproveitando o momento vivido pelo país, onde em maio foi criada a Comissão Nacional da Verdade e em junho a Comissão da Verdade Estadual de Pernambuco, para restabelecer o estado de direito que foi suspenso durante o período de regime militar e apurar crimes de estado, a Ação Cineclubista traz o Festival da Verdade para fomentar o debate em Pernambuco.

Na programação proposta pelo Festival Cinema pela Verdade serão exibidos os filmes Cidadão Boilesen, de Chaiam Litewski; Hércules 56, de Silvio Da-Rin;  Condor de Roberto Mader e para encerrar o mês, a estreia em Pernambuco do longa-metragem Uma Longa Viagem, de Lucia Murat. O filme foi premiado no festival de Paulínia e no Festival de Gramado.

As exibições acontecem no Teatro Arraial, a partir das 19h, e contará com a presença de um convidado. Nesta segunda-feira, quem participa das discussões é o professor de direito e membro da Comissão Estadual da Verdade (PE), Manuel Moraes.

Festival Cinema pela Verdade - O Festival está acontecendo em todas as capitais do Brasil e tem por objetivo repensar e resgatar o momento histórico retratado no período da ditadura, além de criar um espaço de troca de conhecimento entre debatedores e participantes.  O Festival já passou pelas Universidades Católicas, a Universidade Federal de Pernambuco e a UniNassau, agora faz sua parada no cineCabeça Ação Cineclubista.

O Filme – Cidadão Boilesen, de Chaiam Litewski (2009 | Documentário | 92’), é um capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários ganha contornos mais precisos neste perfil daquele que foi considerado o mais notório deles. As ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do grupo Ultra, com a ditadura militar, sua participação na criação da temível Oban – Operação Bandeirantes – e acusações de que assistiria voluntariamente a sessões de tortura emergem de diversos depoimentos de personagens daquela época.

Serviço:
cineCabeça – Ação Cineclubista

Data: 09, 16, 23 e 30/07/2012

Hora: Sempre às 19h

Local: Teatro Arraial – Rua da Aurora, 457, Boa Vista 
(entre as ruas Princesa Isabel e Riachuelo)
Entrada: Gratuita

Conteúdo sob Licença Creative Commons